Formação Pedagógica

Educação Infantil

Nessa fase da vida a criança tem o direito de viver situações desafiadoras, acolhedoras, seguras, que lhes desenvolvam as suas potencialidades, lhes possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes culturais, expressando-se com liberdade e espontaneidade.

As atividades diárias são contextualizadas de modo vivo e evolutivo para que possam gerar significações para cada criança.

Incentivamos a colaboração entre todos os envolvidos, incluindo professores, crianças e comunidade, pois o bom convívio com as diferenças e as trocas interpessoais são grandes recursos de aprendizagem.

Ensino Fundamental I

Ao iniciar o Ensino Fundamental I, o aluno participa ativamente da sua aprendizagem. Levando em consideração suas experiências anteriores, o aluno tem a oportunidade de experimentar novas situações e, a partir de então, desenvolver o senso crítico e argumentativo.

Desenvolvemos atividades práticas para que ele vivencie conceitos a partir de experimentos. Nesta fase a ampliação da autoestima e a confiança, são elementos fundamentais motivando os alunos a acreditarem em seu potencial cognitivo, capacidades e valor.

Ensino Fundamental 2

No Ensino Fundamental II, a proposta é aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental I. Nessa etapa, o aluno amplia sua habilidade de pesquisar e sistematizar conhecimentos.

Com base nos conhecimentos de leitura, escrita, interpretação e raciocínio lógico dedutivo e analítico, o aluno é estimulado a desenvolver seu pensamento crítico e a autonomia necessária para resolver conflitos e situações-problemas com criatividade, responsabilidade e resiliência. Seu aprendizado vai além do conhecimento científico, são desenvolvidas habilidades de convívio social importantes à construção de laços de amizade, cuidado com outro, respeito as diferenças e valorização do potencial de cada um.

Portanto, para mensurar o desempenho pedagógico e social, há avaliação formal e acompanhamento sistemático de seu comportamento diário, do cumprimento de prazos estabelecidos na entrega de atividades e de normas e regras de convivência, da postura respeitosa com colegas, professores e funcionários.